"

My Photo
Name:
Location: Portugal

02 December, 2009

O Ajuste Directo

Uma forma bonita que os legisladores arranjaram para chamar a um contrato entre o Estado e uma entidade privada, sem qualquer concurso público.

É certo que o know-how para certos projectos pertence, por vezes, a um parceiro privado, em que quem o recair da escolha é fundamental na obtenção do melhor resultado.

É certo que o que se passou com o website do Centenário da República não é exactamente isso, e que as centenas de contratos com a Mota-Engil podem insinuar um favoritismo descarado, de face algo oculta.

A chave para saber tudo isto está neste site, onde, colocando na pesquisa a tal palavra-chave, são mostrados os contratos entre o Estado e entidades privadas, dentro do regime do "Ajustji Direto".

E porquê tudo isto? A razão está nesta notícia do Diário 2, que nos fala do tal site de 99500 euros, desenvolvido pelo atelier Henrique Cayatte. A qualidade do site é duvidosa, mas o valor pago pelo Estado àquela empresa ainda é mais. Quanto mais é estranha a escolha e o valor, mais se descobre que a Câmara Municipal de Oeiras também é fã deste atelier. Grande sopa.

Voltando ao site do Centenário da República, cremos que os portugueses talvez mereçam um bocadinho mais de brio e transparência no material gráfico produzido para celebrar 100 anos de um regime marcado, em 80% da sua duração, pelo caos político total. Ao menos que isto fosse uma coisinha simpática.

Um exemplo do valor médio (dados incertos) para o desenvolvimento de sites, para se comparar a qualidade dos bichos:


---->Custo=99500 EUROS

Custo=entre 30000 e 60000 EUROS
|
|
|



Dentro do contexto de boom de qualidade das agências (e boas) de webdesign em Portugal, alguém poderia ter feito o dobro do serviço, se calhar por metade do dinheiro, não?

1 Comments:

Blogger laura said...

O amigo Cayatte continua no topo, independentemente da cor do governo…o site parece feito em Wordpress ou outro software de blog qualquer (segundo ouvi dizer).

Já o site Tiguan...tem uma concepção excelente...e não custou nem de perto nem de longe 99.500€. É certo que não tem nem metade dos conteúdos, mas a dificuldade foi mesmo essa » passar todo o conceito de movimento na cidade sem conteúdos. E não se alimentaram muitas famílias...

Bj

8:55 AM  

Post a Comment

<< Home