"

My Photo
Name:
Location: Portugal

03 March, 2008

Uma estrela nos relvados...


Mais uma incursão nos meandros do futebol.

Uma avaliação do Sporting-Benfica de ontem:

Um jogo fraco entre duas equipas fracas, com as habituais fracas avaliações disciplinares, entre as quais o penálti não-assinalado contra o Benfica numa falta sobre Purovic (achamos) e a expulsão talvez exagerada de Nélson.

Contudo, sabemos que é melhor deixar este tipo de análises paradigmáticas profundas para alguém tão eloquente como Jorge Coroado - aquele senhor que fala sobre arbitragem como Marshall Mcluhan fala sobre Sociedade Pós-moderna ou como Juergen Habermas disserta sobre a Racionalidade Comunicativa. O que nos compete é tão somente falar sobre o melhor jogador em campo. Este dá pelo curto e grosso nome que qualquer jogador de topo deveria ter. Ao invés de Messi, Eto'o, Deco, Figo, Kaká; o homem está pronto para vôos mais altos com a sua tão particular chancela: simplesmente Tonel.

Tonel foi mais além da vulgaridade de usar os pés e mostrou não se intimidar perante as câmaras, qual audição para o Actor´s Studio de uma estrela com grande potencial. Depois de um cheirinho a pontapé de bicicleta com o jogo já interrompido - lá está, o "show" para além do jogo -, eis que de um toque de cotovelo de Cardozo nasce uma interpretação notável, que bate em muitos pontos o Rocky a ser levado ao tapete por Appolo Creed.

O melhor jogador em campo, porque excedeu mesmo os limites da prática de futebol, personificando o facto de que o casamento entre a arte e o desporto-rei é possível. Encarnando a personagem como se aquele toque de cotovelo fosse uma bigorna largada a 30 metros de altura. A confirmação de um génio polivalente, com evidente tendência para o lado artístico, mais que para o desportivo. O embate facial, toda a expressão dramática, o acerto das marcações em palco. Onde estavam a Academia de Cinema Americana, os Bafta, o festival de Cannes? Se não fosse jogador da bola, Tonel seria o primeiro grande galardoado português.

Foi mesmo a melhor imagem do Sporting-Benfica.

Mostramos este vídeo, desprezando tudo o resto que lhe possa ser apontado. A nós apenas nos interessa a performance de Tonel, visível aos 2:07. Notável!

4 Comments:

Blogger Dumuro said...

This comment has been removed by a blog administrator.

4:25 AM  
Blogger Dumuro said...

This comment has been removed because it linked to malicious content. Learn more.

4:59 PM  
Blogger Gardagami said...

This comment has been removed by a blog administrator.

10:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Para quando novos posts??

5:27 AM  

Post a Comment

<< Home