"

My Photo
Name:
Location: Portugal

09 October, 2007

Novas Qualificações para Novas Profissões com Novas Tecnologias recheadas com chantilly e morangos


O que está na moda agora é falar-se de novas tecnologias, novas oportunidades, novas de tudo o que tem a ver com tecnocracia e indústria. É isso que vai fazer a Europa e o país andar para a frente, qual locomotiva imparável do progresso, abrindo caminho por entre a silvestre província portuguesa.

O que é engraçado é que, mesmo que um trabalhador esteja precariamente empregado, pode continuar a ter dificuldade de pagar as contas ao fim do mês, porque agora pode comprar um computador por 150 euros! Pode passar fome, mas agora pode concluir o 12º ano e ter um papel a dizer que tem a escola toda! Pode cumprir horários a dobrar e não ser pago por isso, mas agora vai ter formação em novas tecnologias e tácnicas modernas! Pode mesmo ser alcoólico e depressivo por causa da exploração a que é sujeito, mas porquê estar triste? Vai ser muito mais qualificado!

" - Oh Zé, e agora, o que é que vamos fazer? Eu fui despedida da fábrica, e tu já trabalhas 12 horas por dia, e mesmo assim não conseguimos pagar a escola do míudo, as contas, mal temos dinheiro para comer!
- Oh Maria, não faz mal, não vês que eu agora sou qualificado em novas tecnologias e saberes. Podem não me aumentar o ordenado, mas sou bueda moderno. Agora sou moderno, ouviste?! Vai correr tudo bem."

Que consequências vão advir dessas novas qualificações e novas tecnologias e novas oporunidades todas de que o governo tanto se gaba. Será que os tabalhadores vão ser encarados como pessoas mais qualificadas, e por isso irão ser remunerados em conformidade com esse novo estatuto? Se o doutor ganha mais e o operário com a 4ª classe ganha o mínimo, o que será que ganha em condições de trabalho o moderno operário qualificado de Sócrates? Será que é só morangos ou vai servir mesmo para alguma coisa?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home