"

My Photo
Name:
Location: Portugal

31 May, 2007

O descontentamento à portuguesa contemporânea


Eram 8 da manhã e já as multidões desorientadas se apinhavam nas paragens dos autocarros alternativos. O dia 30 de Maio era o dia em que tudo parava. A capital tornou-se um formigueiro descontrolado em que reinava a confusão geral. Milhares de vidas com os horários baralhados. Pela hora de almoço, marchou a primeira vaga da manifestação da grande Greve Geral. Como um exército impiedoso, setecentos mil trabalhadores e estudantes iniciavam a marcha a partir do Marquês de Pombal até à Rua de São Bento, gritando palavras de ordem. Mais tarde, o trânsito da hora de ponta foi bloqueado pela multidão, os ânimos começaram a exaltar-se, dando origem a vários episódios com a polícia de choque. Estes prolongaram-se noite dentro. Ondas de vandalismo varreram as avenidas próximas, num cenário de carros incendiados e algumas montras partidas, com manifestantes a confrontar a polícia com pedras. A paragem dos serviços lançou um caos do qual as forças de segurança não puderam sequer dar conta, pois tinham sido desviados os meios para conter o tamanho a que chegou aquela mostra de descontentamento popular.

TU: "Cala-te, não foi nada assim."
GA: "Ai não, não foi. Eu até me virei para um polícia e disse: os senhores polícias são todos uns grandes incompetentes, é, é."
TU: "E mais, e mais."
GA: "Pois foi, depois andei num carro da CGTP com um megafone lá em cima e tudo."
TU: "Aía! Isso é demais? Então e a parte dos carros incendiados?"
GA: "Ah, isso foi só um gajo que pegou fogo a um jornal?"
TU: "Ah! Então isso não foi bem assim como contaste."
GA: "Tá bem, pronto. Não foi. Mas estamos muito descontentes!"
TU: "Mas descontentes... como no estrangeiro?"

PS: Isto é tentar explicar, de uma maneira meio seca, como temos hoje quase até melhores razões em Portugal para se dar uma greve geral nos contornos da de França. Mas razões há, paciência é que não. E também preferimos guardar uns trocos para mais um imperial com tremoço ou caracol, do que pagar as cotas da CGTP.

1 Comments:

Blogger  said...

Parabéns pelo blog!
Excelente conteúdo!
Visitem também:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com

Futebol e política num só!
Obrigado!

4:57 PM  

Post a Comment

<< Home